Obra e textos para Educação Literária - 1º ano

  

TEXTOS E OBRAS PARA INICIAÇÃO À EDUCAÇÃO LITERÁRIA - 1º ano

1. (temos 2 livros, com Coordenadora do 1º ano)

Alice Vieira   Corre, Corre Cabacinha" in O Menino da Lua e Corre, Corre Cabacinha

 

Acreditavam os antigos que tudo está escrito na Lua. Também, nesta primeira história, a Lua vai determinar o futuro de um menino que escapa de um destino de miséria e maus-tratos e acaba em filho de rei. A segunda história tem a ver com a esperteza de uma velha avó, que consegue escapar a um lobo esfomeado... Nesta colecção, Alice Vieira recria com talento histórias da tradição popular portuguesa. Nesta coleção, Alice Vieira recria com talento histórias da tradição popular portuguesa. Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 2º ano de escolaridade, para leitura autónoma e leitura com apoio do educador ou dos pais.

Livro digital / Livro em pdf / Em áudio / No youtube / Download para ouvir e contar o conto / Fichas de trabalho / Biografia de Alice Vieira
Bibliografia de Alice Vieira / Vídeo sobre escrita criativa

 

2.  (temos 1 livro, com Coordenadora do 1º ano)

 Alves Redol     A Flor Vai Ver O Mar

 

Alves Redol (1911-1969) foi um dos nomes cimeiros da literatura portuguesa do século XX. Os quatro livros que têm por personagem central Flor-Maria Flor foram originalmente publicados em finais da década de 60. Regressam agora ao convívio dos leitores mais jovens, ilustrados pelo talento de José Miguel Ribeiro. Neste livro, o escritor alterna momentos de humor e fantasia com a realidade. As personagens, ao longo do texto, aparecem animadas, têm mãos, falam e até se ajudam umas às outras. Ao longo de toda a história, um conjunto de saberes ligados ao meio rural e ao mundo aquático são apresentados em jeito de brincadeira.

Livro digital / Livro de pdf / "O lúdico e o didático na obra de Alves Redol" (contém fichas de leitura) / Biografia do autor / Bibliografia de Alves Redol

 

3. (temos 2 livros, com Coordenadora do 1º ano)

António Torrado           O Coelhinho Branco

O Coelhinho Branco foi ajudado pela formiga.

Biografia de António Torrado / Bibliografia do autor / Conto digital / Conto em ppt / No Youtube / Adaptação em pdf. / Ficha de leitura / História do Dia - Site de António Torrado

 

OU 

 (temos 2 livros, com Coordenadora do 1º ano)

                            António Torrado  Vamos Contar um Segredo e outra História

Os segredos guardam-se, mas este é um caso especial. Um caso fantástico! Queres saber? Tens de ler. Se leres a primeira história, ganhas a segunda de brinde. Nela se conta de um rato que roía tudo à sua frente. Socorro!

Livro digital

 

4.  (temos 2 livros, com Coordenadora do 1º ano)

Eugénio de Andrade        Aquela Nuvem e Outras (escolher 8 poemas)

Biografia de Eugénio de Andrade / Bibliografia do autor / Guião de exploração da obra / Livro em pdf. /Ficha de leitura

 

OU  (temos 3 livros, com Coordenadora do 1º ano)

Matilde Rosa Araújo   O Livro da Tila   (escolher 8 poemas)

O Livro da Tila (1ª edição publicada em 1957) desvela o universo de uma infância, em parte eufórico, feito de pequenos deslumbramentos perante o mundo e a natureza, expresso ora por um sujeito da enunciação infantil/juvenil, ora por uma voz adulta que observa o real e as relações que a criança com ele estabelece. De uma sensibilidade apurada e minimal, exaltando a comunhão com a natureza, com os seres e a divindade, franciscana por excelência, a poesia de Matilde leva-nos a redescobrir o prazer de existir e de ler. A menina descobre o mundo, protegida por uma mãe que responde às suas dúvidas e que se deslumbra com as respostas... Tila representa todas as crianças que são destinatárias destes textos de grande intensidade lírica.

Biografia da autora / Bibliografia da autora / Livro em pdf. / No Youtube -   História do Sr. Mar / Artigo da RTP Ensina vídeo

 

OU  (temos 0 livro, com Coordenadora do 1º ano)

            Matilde Rosa Araújo   As Caçõezinhas da Tila   (escolher 8 poemas)

Onze poemas, musicados (partituras fac-similadas de Lopes Graça e gravação musical de "O Bando dos Gambozinos"), marcados por um ritmo intimista muito forte, que nos dão olhares sobre a natureza e sobre a infância. Um cavalo de madeira que marca a meninice da poeta, um bando de andorinhas que se multiplica no Verão para partir de novo aos primeiros frios de Outono, a caixinha de música que cigarra e grilo nos dão, o olhar amoroso de um cão, um figo debicado pelo pássaro, o perfume e a brancura da flor da laranjeira são alguns dos quadros que Matilde nos oferece, deslumbrada, para sentirmos e cantarmos o encanto da Natureza. O cantar dos pássaros, os cheiros que atravessam os campos, as cores e a alegria dos meninos acompanham o leitor/ouvinte.

Livro em pdf.

 

5.  (temos 3 livros, com Coordenadora do 1º ano)

Luísa Ducla Soares Destrava Línguas (escolher 10 rimas)

«Num ninho de nafagafos, há sete nefagafinhos .Quando a nafagafa sai, ficam os nafagafos sozinhos...»

Biografia de Luísa Ducla Soares / Bibliografia da autora / Livro em pdf. / Jogo

 

OU  (temos 1 livro, com Coordenadora do 1º ano)

                                Luísa Ducla Soares   Mais Lengalengas (escolher 10 rimas)

Luísa Ducla Soares, que dispensa apresentações, e Sofia Castro, que nos ofereceram as primeiras Lengalengas, voltam a juntar-se para nos proporcionar mais emoções e divertimento. Este volume testemunha uma das mais importantes tendências da produção literária de Luísa Ducla Soares: a valorização do património literário tradicional. Desta vez, à semelhança do que encontramos em obras anteriores (por exemplo, em Lenga Lengas), a autora apresenta um conjunto considerável de lengalengas (cerca de quatro dezenas). Trata-se de textos, regra geral, rimados e com uma forma breve, que se baseiam em esquemas repetitivos (por exemplo, "Arre Burro"), no encadeamento (por exemplo, "Além vem o Zé Godinho"), em perguntas-respostas (por exemplo, "Quem passou neste carreiro?") ou, ainda, por exemplo, na enumeração regressiva (por exemplo, "Tranglomanglo). Quase sempre sem sentido lógico, em muitos deles há também o recurso a processos cumulativos, ou seja, à introdução de um elemento novo que vem alongar uma determinada frase. Muitos destes textos são marcados pelo nonsense, decorrente, não raras vezes, de jogos antitéticos ou da associação de ideias desconexas. O humor que domina estas lengalengas, bem como as possibilidades de memorização captam com facilidade a atenção de qualquer leitor. 

Lengalengas em pdf

 

6.  (temos 5 livros, com Coordenadora do 1º ano)

Maria Alberta Menéres    Dez Dedos, Dez segredos (escolher 5 contos)

 

 

Era uma vez duas mãos que sabiam contar muitas histórias. Às vezes a mão direita começava uma e a mão esquerda acabava-a. Outras vezes era precisamente o contrário. Uma coletânea de histórias de Maria Alberta Menéres enriquecida com as ilustrações de Connie Fischer e música de João Henrique, no CD áudio. Esta obra destina - se a todas as crianças em idade pré-escolar ou que fazem a sua iniciação na leitura e na escrita, bem como a todos os adultos que têm a seu cargo a educação de crianças.


Biografia da autora / Bibliografia da autora / Livro em digital / Livro em pdf / Versão áudio

 

7. (temos 2 livros e 3 DVD com as histórias "Pedrito e Seus Amigos"; "A História do Pedrito Coelho e do Coelho Casimiro", "A História do Barnabé Bigodes"; "A História do Tó Gatinho e da Pata Patrícia" e "A História do Alfaiate Velhote que Vivia em Gloucester", com Coordenadora do 1º ano)

 Beatrx Potter       A História do Pedrito Coelho

 

Este volume inaugural da autora inglesa mais marcante da primeira metade do século XX, Beatrix Potter, é agora reeditado, em pequeno formato e com ilustrações de grande qualidade. A narrativa, muito simples, quase ingénua, dá conta das complicadas aventuras nas quais Pedrito se envolve, depois de desobedecer à mãe e, contra as recomendações desta, invadir o quintal do Senhor Gregório, sendo perseguido e expondo-se a muitos perigos. O regresso à segurança da casa só é conseguido com grande esforço e depois de alguns sustos. Sublinhando a dimensão lúdica da literatura para a infância, presente no humor das situações e das personagens animais antropomorfizadas, Beatrix Potter assume-se também como referência na ilustração, contribuindo para a criação do álbum narrativo ilustrado como género editorial perfeitamente adequado para os primeiros leitores, pela forma como, com leveza e graça, combina texto e imagem.

Biografia da autora / Site do conto / Livro em pdf / Para colorir / No Youtube

 

OU  (temos 1 livro, com Coordenadora do 1º ano)

Elisabeth Shaw                       A Ovelhinha Preta

 

Elisabeth Shawnasceu em Belfast em 1920 e faleceu em Berlim em 1992.

A ovelhinha preta é uma narrativa onde se cruzam, semmoralismos óbvios e pedagogias fáceis, temáticas pertinentes, como a questão dadiferença e da sua rejeição, apelando a uma sociedade mais tolerante, capaz dese enriquecer através da multiculturalidade. As personagens, construídas comrecurso a poucos elementos, revelam uma personalidade própria muito vincada e,no confronto entre o cão e a ovelha, assistimos a um jogo de oposições muitobem construído. Os desenhos, muitos simples, a preto e branco, sãoparticularmente eficazes no reforço da mensagem do texto, actuando emcomplemento de uma narrativa muito simples, divertida e que promove a reflexãoe o diálogo. Atente-se, ainda, na subtileza das guardas iniciais e finais e naforma curiosa como resumem a intriga. 

Biografia da autora / Livro em pdf / Livro em PPT / Ficha de Leitura